CBIC inicia estudo técnico para subsidiar revisão da Norma de Desempenho

26/01/2018 10:11 -

CONSULTAS A ENTIDADES E WORKSHOPS RESULTARÃO EM UM DOCUMENTO PROPOSITIVO A SER APRESENTADO NO 90º ENIC, EM MAIO

Em vigor desde 2013, a Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), completará cinco anos de publicação no próximo mês de fevereiro. Durante esse período, a aplicação prática em empreendimentos residenciais de todos os segmentos de mercado propiciou a identificação de pontos de melhoria em alguns requisitos e  critérios das seis partes do documento, o que garantirá maior aperfeiçoamento técnico, precisão de fundamentos e segurança jurídica ao setor da construção civil imobiliária.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Senai Nacional, com a correalização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e do Sindicado da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), estão iniciando, em conjunto, um trabalho organizado e coordenado para que, com a maior participação possível dos agentes diretamente envolvidos na aplicação da Norma, se possa identificar os referidos pontos de melhoria. “Queremos levantar as necessidades de revisão com uma consulta bastante ampla e organizada com especialistas, empresas, entidades e instituições”, explica Maria Angelica Covelo Silva, consultora da CBIC para o projeto.

A revisão pretendida não é irrestrita, mas focada em itens que demonstraram requerer aperfeiçoamentos devido às correntes práticas no setor, ao estágio tecnológico atual, à presente organização de mercado, à disponibilidade de conhecimento técnico e às reais condições de projetos e construções. Dentre várias ações, está prevista consulta às entidades que trabalham com a abordagem de desempenho, com a aplicação das regras ou com serviços/produtos diretamente impactados por elas. Um levantamento por escrito já está sendo disparado, desde esta semana, às principais instituições.

Além disso, quatro workshops – fechados a convidados, mas com transmissão online – serão realizados nas cidades de São Paulo e Brasília, cada um abordando partes diferentes da Norma. “Estamos reunindo um grupo muito seleto de profissionais afeitos ao tema, a partir do qual deverão vir propostas coerentes. Queremos construir um documento ecleticamente discutido por pessoas de gabarito técnico”, ressalta Dionyzio Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC). O resultado de todo esse esforço será apresentado e discutido no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a ser realizado em Florianópolis de 16 a 18 de maio. As contribuições levantadas e debatidas serão consolidadas e encaminhadas, posteriormente, como sugestão das entidades do setor a uma comissão de estudos de revisão da Norma de Desempenho – que será criada pela ABNT. “Esse  documento pretende ser uma contribuição para que a ABNT inicie os trabalhos com um levantamento já feito”, comenta Maria Angelica Silva. A ação está contida no projeto “Gestão das normas técnicas do setor” da Comat, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

Fonte: CBIC Mais